Coleta de lixo eletrônico para reciclagem

Instituto GEA

Circuito de Corridas da Caixa será também polo de coleta de lixo eletrônico para reciclagem

Corridas realizadas por todo o país terão ponto de coleta de lixo eletrônico, em ação realizada pelo Instituto GEA.

Em nove das doze etapas do Circuito de Corridas Caixa, organizado pela HT Sports e realizadas pelo banco em todo o Brasil, haverá também pontos de coleta de lixo eletrônico para reciclagem. A iniciativa faz parte do projeto Lixo Eletroeletrônico & Responsabilidade Socioambiental (Descarte Legal), realizado desde 2013 pelo Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente em parceria com o Lassu – USP, com recursos do Fundo Socioambiental da Caixa.

O Circuito Caixa teve a estreia da sua temporada de 2016 no dia 16 de maio, na cidade mineira de Uberlândia, e segue para mais onze cidades, em 10 estados. Nos anos anteriores, a competição já reuniu mais de 135 mil corredores em quatro regiões brasileiras.

Nesse ano, além de promover a atividade física, as corridas nas cidades onde o projeto está instalado – Belo Horizonte,  Goiânia, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Brasília e Salvador - serão também uma oportunidade para descartar o lixo eletroeletrônico de forma consciente. Em todas essas etapas serão instalados pontos de coleta de lixo eletrônico e o material será encaminhado para as cooperativas capacitadas pelo projeto em cada cidade. Lá, os materiais serão separados e encaminhados para reciclagem, de forma segura e não poluente, gerando, assim, renda para os catadores.

Nos  3 anos de sua realização, o projeto Lixo Eletroeletrônico & Responsabilidade Socioambiental já capacitou 50 cooperativas, beneficiando 124 catadores, e coletando mais de 20.000 equipamentos eletrônicos para reciclagem.

Participe das corridas e leve seus resíduos para o Circuito! Confira o calendário 2016 das cidades participantes da ação:

22/05 – Belo Horizonte

26/06 – Goiânia

31/07 – Recife

07/08 – Fortaleza

28/08 – Porto Alegre

16/10 – São Paulo

23/10 – Curitiba

06/11 – Brasilia

20/11 – Salvador